Centro de Convivência Madre Regina - 17 anos transformando vidas

O Centro de Convivência Madre Regina, neste ano celebra 17 anos de acolhida de pessoas vivendo com HIV/Aids na busca de oferecer-lhes melhor qualidade de vida, uma alimentação saudável que auxilia ao tratamento e uma convivência agradável, onde todos podem partilhar seus sonhos, angustias, desafios e conquistas, sem nenhuma sombra de preconceito. Neste espaço oferecemos meios para que a própria pessoa possa transformar a dor em amor, a tristeza em alegria, a depressão em entusiasmo pela vida, a discriminação em acolhida e o isolamento em partilha.
O Centro de Convivência Madre Regina é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundado em 30 de outubro de 1993 pelo idealizador do projeto, Pe. Jorge Sérgio Pinto de Souza, que contou com o apoio da Associação Congregação Santa Catarina, entidade mantenedora do Projeto. Na época da fundação, houve uma grande preocupação com a situação das pessoas soropositivas do HIV/Aids no Ceará, que foram rejeitadas por familiares e discriminadas pela sociedade.
No início do trabalho, a proposta original era mais assistencialista, com apoio nutricional e espiritual. Com o avanço dos casos de Aids e a não existência de casas de apoio, surgiu a necessidade de ampliar o espaço físico, reformular os objetivos, renovar os serviços prestados e capacitar os profissionais para atender a clientela. Atualmente, a Entidade dispõe de uma Terapeuta Ocupacional, uma Pedagoga, uma Assistente Social e uma Psicóloga fazendo parte do quadro técnico, e profissionais nos setores de administração, cozinha, manutenção, serviços gerais e o corpo docente.
Essa equipe atua ministrando oficinas terapêuticas, trabalhos de grupo, atendimento individual, atividades ocupacionais, oficinas de espiritualidade, aulas de informática, visitas domiciliares e institucionais, estudo de casos e capacitação profissionalizante.
O Centro de Convivência Madre Regina realiza um serviço inovador no Estado do Ceará diante de uma população de mais de 2 milhões de habitantes e diante de um quadro onde em média de 40 novos casos surgem todos os meses no Hospital São José, referência em Aids no Estado. Esse contexto gera uma demanda maior para a entidade, que acolhe os usuários na medida dos casos mais urgentes.
Outra preocupação da instituição é manter-se atualizada na esfera de debate sobre HIV e suas implicações, para isso são filiadas ao Fórum do Movimento Social de Luta Contra a Aids do Estado do Ceará. Mantém também parcerias com organizações que fortalecem a luta por novos direitos para pessoas vivendo com HIV/Aids, como por exemplo, as Redes de Pessoas vivendo com HIV/Aids, Rede de Mulheres Cearenses Soropositivas, Associação dos Voluntários do Hospital São José, Coopvida e Grupos de Adesão ao tratamento.
No ano de 1999, houve a inauguração da Creche Madre Regina, uma extensão do Centro de Convivência, que passou a atender as crianças soropositivas e/ou filhos/as de pessoas vivendo com HIV/Aids.
Atualmente atendemos 160 crianças, de segunda a sexta-feira em período integral. O trabalho da Creche é atender diretamente à criança e se estende às seus familiares com reuniões periódicas em grupo e atendimento individual.
Você esta convidada (o), para celebrar conosco a alegria dos 17 anos de missão do Centro de Convivência Madre Regina e somar na construção deste sonho.

Fortaleza, novembro de 2010

Irmã Deuza Maria – Coordenadora do Centro de Convivência Madre Regina